O dólar e o Sistema Monetário Internacional
Carlos Carvalhas - Economista
Como se sabe, em Bretton Woods Keynes procurou que fosse adoptada uma moeda composta de várias moedas com diversas ponderações, o “Bancor“, para as transacções internacionais. Tal não veio a acontecer.
Os americanos impuseram o dólar.
O dólar e o Sistema Monetário Internacional é imposição historicamente explicada pelo fato de, terminada a guerra, os EUA serem os maiores detentores de ouro e também o país que, tendo sido dos menos afetados pelo conflito, era o que se encontrava em melhores condições econômicas.
Os EUA possuíam a bomba atômica
Ora na história da humanidade, nas relações internacionais, a superioridade no armamento militar desempenhou sempre o papel determinante, na relação de forças, dominação, imposição.
Desde o sílex, o bronze, o ferro, as armas de repetição, a bomba atómica e, nos nossos dias, os drones e os mísseis hipersónicos.
Isto para dizer que a situação da guerra que estamos a viver na Europa seria diferente se a Federação Russa não tivesse atualmente superioridade militar neste tipo de armamento decisivo.
E é esta relação de forças no plano do armamento militar conjugado com o poderio económico da Republica Popular da China que também torna muito mais efetiva a ameaça aos privilégios do dólar.
Pela primeira vez no quadro internacional, nomeadamente depois do desaparecimento da União Soviética, há uma grande potência económica, a fábrica do mundo e uma potência militar, a Federação Russa que põem em causa a hegemonia americana e o sistema monetário internacional tal como o temos conhecido.
E tudo leva a crer que terão força para o fazer.
Clique AQUI para continuar lendo na Publicação Original
Este blogueiro traz à luz essas matérias escuras para o conhecimento, a crítica e a análise racional de seus seguidores, mas, de maneira alguma, significa, de nossa parte, compromisso com credos, ideologias ou mesmo ratificação dos textos selecionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja elegante e sensato ao postar seu comentário.