14 junho 2022

Pode existir uma ciência da Consciência?

Pode existir uma ciência da Consciência?

Por Deepak Chopra e Pankaj S. Joshi

Tradução e comentários de Oilson Carlos Amaral


Embora fora das manchetes, mesmo aquelas que tratam da ciência, está ocorrendo um acalorado debate sobre mente e matéria:

De um lado estão os chamados fisicalistas, anteriormente conhecidos como materialistas, que se apegam à suposição de que todo e qualquer fenômeno da natureza pode ser reduzido a processos físicos, a saber, as forças e a interação entre objetos (átomos, subatômicos ou partículas elementares, etc.) - estes são os blocos de construção do universo.

Do outro lado, não há um campo de pesquisa único, mas uma variedade mista de céticos que sustentam que pelo menos um fenômeno natural - a mente humana - não pode ser explicado fisicamente por meio de tais métodos.

[...]

Na biologia, o darwinismo predominante não pode explicar o salto quântico dado, com espantosa rapidez, pelo Homo sapiens em termos de raciocínio, criatividade, linguagem, nosso uso de conceitos em oposição a instintos, fabricação de ferramentas e características raciais.

[...]

Mas quando você olha para as questões não respondidas em física, biologia, bioquímica e neurociência, é mais do que uma coincidência que todas, sem exceção, colidem com a mesma incapacidade de saber como a consciência realmente funciona.

[...]

Mesmo um físico convencional como Stephen Hawking comentou que a realidade não corresponde necessariamente aos modelos atuais da ciência. A mente é real, e como isso é verdade, os modelos defeituosos são obrigados a mudar ou até mesmo serem jogados fora.

Clique AQUI para continuar lendo na publicação original ou



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja elegante e sensato ao postar seu comentário.