Enki o Grande Deus Sumério
Criador, protetor da humanidade, brilhante científico e patrono de artistas e artesãos
Por A. Sutherland, do site AncientPages
Tradução e comentários de Oilson Amaral
Embora as mitologias Grega, Egípcia, Nórdica, Romana, Hindu e outras roubem a atenção nos cenários culturais, poucas delas são tão ricas, tão claras e cristalinas quanto a Mitologia Suméria.
É dela que trazemos conhecimento de um grande Deus que tem chamado a atenção de estudiosos, científicos e esotéricos e, dentre estes, do simpático Zecharia Sitchin, um de seus mais profundos e confiáveis pesquisadores.
Estamos falando de Enki o Grande Deus Sumério. EN-KI, em sumério "Senhor da Terra" era o deus sumério da água de Eridu, encontrado nas zonas úmidas do sul do que hoje é o Iraque. Ele também era o Deus da sabedoria, criador, protetor da humanidade e patrono dos artistas e artesãos.
Enki era conhecido por outros nomes, como o acadiano-babilônico, Ea, "Cuja casa é a água", ou NU.DIM.MUD (Nudimmud), "Aquele que molda as coisas".
Ele era sábio e habilidoso em todos os ofícios; ele era um brilhante cientista, geneticista e engenheiro.
Enki com duas correntes de água
saindo de seus ombros, de um selo cilíndrico.
Emergindo das profundezas da montanha
há o deus-sol sumério Utu (Akkadian Shamash)
segurando sua espada de serra.
Mais alto no ar flutua Inanna (Ishtar Akkadian), a senhora do céu
(p. 19. John Gray. Mythology of the Near East London,
Hamlyn House Ltd. 1969).
Selo Adda (c. 2300 aC)
Crédito da imagem: Museu Britânico
Junto com Anu, o deus do céu, seu irmão Enlil, o deus do ar, e Ninhursag a mãe da terra, Enki era um dos deuses mais poderosos do panteão sumério.
Nos mitos encontrados nos textos sumérios, Lord Enki é descrito como, "Aquele de conhecimento excepcional, que conhece os poderes divinos do céu e da terra, que de sua própria morada já conhece as intenções dos deuses..."
Enki está associado à cidade de Eridu, no sul da Mesopotâmia.
Na mitologia suméria, Eridu (E.RI.DU - 'Casa construída ao longe') era uma das cidades mais antigas e sagradas dos sumérios.
Zecharia Sitchin e suas Crônicas da Terra
Zecharia Sitchin vai além dos textos clássicos, dizendo que Eridu era o nome que o deus alienígena Anu, do planeta Nibiru, dava à sua morada distante, o planeta Terra.
Também corrobora a interpretação de Sitchin a proximidade fonética de Earth (Terra, em inglês) e Erde (Terra, em alemão), com Eridu (Terra em sumério).
De Sitchin, temos que deriva de ANU, o termo ANUNNAKI (ANU-NNA-KI, "o Deus do Céu na Terra - KI)", tema muito presente em literaturas e blogs do gênero e também entre youtubers.
Zecharia Sitchin é sempre muito referenciado por ter sido o autor de uma coleção de livros, chamada Crônicas da Terra, obra baseada em mais de trinta mil tabuinhas de argila encontradas na antiga Suméria (atual região sul do Iraque) e por ele traduzidas, estudadas e decifradas.
A Criação do Homem na Mitologia Suméria
Em Crônicas da Terra, de leitura obrigatória para estudiosos de história antiga, mitologias e ufologia, Sitchin ensina que
o homem atual teria sido criado pelo geneticista Enki, a partir de hominídeos da época e de DNA Anunnaki, com a finalidade de ajudar os deuses alienígenas a minerar ouro na região situada entre o Rio Tigres e o Eufrates, onde também havia pedras preciosas.
Curiosamente, na parte de colocar o homem recém criado na região que havia ouro, encontramos textos semelhantes, em algumas traduções bíblicas, o que não surpreende eis que alguns textos bíblicos podem ter se originado de "conhecimentos profanos" - ver Constantino, o Grande.
Enki era adorado em Eridu e tinha lá seu templo, E-Abzu ('casa do Abzu'), que também era conhecido como E-engur-ra ('casa da água subterrânea').
Na arte mesopotâmica, Enki o Grande Deus Sumério, é retratado sentado com uma longa barba, usando um gorro com chifres e uma longa túnica.
Para continuar lendo na publicação original clique AQUI, ou
E você, caríssimo leitor do Blog Matéria Escura,
já conhece Enki, o Grande Deus da Mitologia Suméria?
Deixe, abaixo, seus comentários ou links.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja elegante e sensato ao postar seu comentário.