Thor's day
(Imagem de cortesia do Bing/Microsoft)
e os outros dias da semana
Sim, Thor, o Deus do Trovão, tem um dia só dele. É thursday (quinta-feira). Outros deuses, como Odin, também são homenageados através dos dias da semana na língua inglesa, espanhola e outras.
A compreensão do significado e das homenagens feitas pelos dias da semana em inglês é uma parte importante da cultura e da história da língua inglesa.
Cada dia homenageia um deus ou deusa, que era considerado sagrado ou importante para os povos antigos.
Essa tradição ainda é presente em muitas culturas e religiões, e o conhecimento dos dias da semana pode ser útil para compreender melhor a origem de algumas tradições e rituais.
Além disso, a língua inglesa é uma parte importante da cultura global, sendo amplamente utilizada em negócios, entretenimento, ciência, tecnologia e muito mais.
Conhecer os dias da semana em inglês pode ser útil para se comunicar com pessoas de outras partes do mundo, bem como para apreciar e entender melhor a cultura e a história da língua inglesa:
Monday (segunda-feira)
O nome Monday vem do inglês antigo "Monandæg", que significa "dia da lua". Isso porque o dia da semana é associado à lua desde a época dos antigos romanos, que dedicavam esse dia à deusa da lua, Selene. Em espanhol também se homenageia a lua - com Lunes.
Tuesday (terça-feira)
O nome Tuesday vem do inglês antigo "Tiwesdæg", em homenagem ao deus nórdico da guerra, Tiw (ou Tyr). Ele era equivalente ao deus romano Marte, que era homenageado no dia da semana "Martis dies" (dia de Marte). Em espanhol também se homenageia Marte, com esta mesma nomenclatura.
Wednesday (quarta-feira)
O nome Wednesday vem do inglês antigo "Wodnesdæg", em homenagem ao deus nórdico Woden (ou Odin). Ele era equivalente ao deus romano Mercúrio, que era homenageado no dia da semana "Mercurii dies" (dia de Mercúrio). Em espanhol também se homenageia Mercúrio - com Miércules.
Thursday (quinta-feira)
O nome Thursday vem do inglês antigo "Þunresdæg", em homenagem ao deus nórdico do trovão, Thor. Ele era equivalente ao deus romano Júpiter, que era homenageado no dia da semana "Jovis dies" (dia de Júpiter). Em espanhol também se homenageia Júpiter - Jueves.
Friday (sexta-feira)
O nome Friday vem do inglês antigo "Frīgedæg", em homenagem à deusa nórdica do amor e da fertilidade, Freya. Ela era equivalente à deusa romana Vênus, que era homenageada no dia da semana "Veneris dies" (dia de Vênus). Em espanhol também se homenageia Vênus/Afrodite, com Viernes. Já estudamos Inanna/Ishtar/Vênus/Afrodite neste blog Matéria Escura.
Saturday (sábado)
O nome Saturday vem do latim "Saturni dies", em homenagem ao deus romano Saturno, que era considerado o deus da agricultura e da colheita.
Sunday (domingo)
O nome Sunday vem do inglês antigo "Sunnandæg", em homenagem ao sol. O dia era considerado sagrado pelos povos germânicos e anglo-saxões, e o sol era associado à vida, à luz e à força.
E como começou?
Os nomes dos dias da semana em inglês têm origem em uma mistura de culturas e religiões antigas, incluindo:
- a mitologia nórdica,
- a mitologia romana e
- o cristianismo.
Essas origens remontam a muitos séculos antes da introdução do calendário gregoriano, que foi estabelecido em 1582.
Os nomes dos dias da semana em inglês foram originalmente estabelecidos pelos romanos, que nomearam os dias em homenagem aos seus deuses e planetas.
Os nomes foram então adaptados pelos anglo-saxões após a invasão romana da Grã-Bretanha, e esses nomes eventualmente evoluíram para os nomes que usamos hoje em dia.
E na Língua Portuguesa?
O sábado tem origem na cultura judaica e cristã, e é considerado um dia sagrado para ambas as religiões.
De acordo com a Bíblia, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia, que se tornou o sábado.
Na cultura judaica, o sábado é um dia de descanso, observado com orações e estudo da Torá, enquanto na cultura cristã, o sábado é um dia de adoração e descanso, em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo no domingo.
Já o domingo tem sua origem na mitologia romana e é dedicado ao deus do sol, Sol Invictus. A partir do século IV, o domingo se tornou um dia sagrado para os cristãos, em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu no primeiro dia da semana.
Por isso, o domingo se tornou o dia de adoração e descanso para os cristãos.
Hoje em dia, o sábado e o domingo são considerados dias de descanso na maioria dos países ocidentais, e muitas pessoas os utilizam para relaxar, passar tempo com a família e amigos, praticar atividades recreativas ou religiosas e se preparar para a semana que está por vir.
Os demais dias da semana, em português, são dias de trabalho, de comércio, de feira: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. Quanto à primeira-feira estamos, ora pois, a procurar.
E você meu amigo, minha amiga,
Já sabia dessas homenagens diárias aos deuses antigos?
Deixe aí seus comentários e até a próxima.
👏👏👏
ResponderExcluirSou tua fã de Carteirinha, meu querido amigo. Eu não sabia, nem imaginava estas homenagens diárias aos deuses.
ExcluirGostei muito de saber. Obtigada. Até a próxima.
Obrigado pele aula de sabedoria,eu não sabia.
ResponderExcluirValeu amigo. Seguimos em frente 🙏👏👏👏
ResponderExcluir