24 dezembro 2022

A Epopeia de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh 

Em busca da imortalidade dos Deuses Alienígenas

Por Oilson Carlos Amaral


De todos os deuses anunnakis [aqueles que do céu (Anunna) vieram para a Terra (ki)], da mitologia suméria, Gilgamesh torna-se um dos mais importantes pela profunda mensagem que passa acerca de um obscuro tema da existência humana – a imortalidade dos deuses e a mortalidade humana.

Sendo um semideus, filho da relação entre a humana Ninsuna e o anunnaki Lugalbanda, Gilgamesh não aceita que tenha herdado a mortalidade genética dos humanos e não a imortalidade genética dos deuses alienígenas.

Na epopeia de Gilgamesh, o grande rei é considerado orgulhoso e arrogante pelos deuses sumérios da época (Shamash, Anu, Enlil, Enki, dentre outros) que então decidem lhe ensinar uma lição, enviando o homem selvagem Enkidu para humilhá-lo.

Enkidu e Gilgamesh, após uma feroz batalha em que nenhum dos dois é derrotado, tornam-se amigos e embarcam juntos em aventuras, dentre as quais chama a atenção a busca pela árvore da vida, que, se encontrada, proveria imortalidade ao grande Rei.

Quando Enkidu é atingido pela morte, Gilgamesh cai em profunda dor e, reconhecendo sua própria mortalidade pela morte de seu amigo, questiona o significado da vida e o valor da realização humana diante da extinção final.

A dor de Gilgamesh e as questões que a morte de seu amigo evoca ressoam até hoje em todo ser humano que luta com o significado da vida diante da morte.

Deixando de lado toda a sua antiga vaidade e orgulho, Gilgamesh parte em uma busca para encontrar o sentido da vida e, finalmente, alguma forma de derrotar a morte. Ao fazer isso, ele se torna o primeiro herói épico da literatura mundial:

"Ele cruzou para a margem distante, atravessou o vasto mar até o Sol nascente. 
Ele explorou a borda, buscou a vida sem morte."

...

"Gilgamesh disse a ele, disse a Ziusudra, o Distante:

'Eu olho para você agora, Ziusudra, mas sua aparência não é estranha.
Você é como eu.
Eu tinha imaginado você como um grande guerreiro.
Mas você está deitado de lado, reclinado à vontade.
Diga-me, como você entrou na Assembleia dos Deuses - como encontrou a vida eterna?'”

Ziusudra, a quem Gilgamesh se refere, também é conhecido como Utnapishtim - a contraparte aproximada do Noé bíblico; o sobrevivente do dilúvio enviado por Deus, na mitologia ENLIL e os demais da assembleia dos anunnakis.

Utnapishtim disse a ele, a Gilgamesh:

"Tu vieste para cá, labutando e esforçando-te. 
O que te darei, para que possas retornar à tua terra?
Vou revelar, ó Gilgamesh, uma coisa oculta;
Um segredo dos Deuses eu te direi: 
Existe uma planta,
como uma amoreira espinhosa é sua raiz. 
Seus espinhos são como os de uma videira, suas mãos eles vão picar. 
Se suas mãos obtiverem a planta, Nova Vida você encontrará.
A planta, aprendemos com o que se seguiu, cresceu debaixo d'água:"

Assim que Gilgamesh ouviu isso, abriu o narguilé

O termo "narguilé" refere-se a uma espécie de cachimbo usado para fumar tabaco aromatizado. O texto provavelmente usa essa palavra como uma referência à ação de fumar o cachimbo, como uma forma de alívio ou relaxamento para Gilgamesh antes de sua jornada para o fundo do mar.

Depois do narguilé, ele amarrou pedras pesadas aos pés; Elas o puxaram para o fundo; Ele viu então a planta. Ele pegou a planta, embora ela picasse suas mãos. Ele cortou as pedras pesadas de seus pés e voltando a Urshanabi, disse a ele triunfantemente:

"Urshanabi,
Esta planta é única de todas as plantas:
Por meio dela, um homem pode recuperar todo o seu vigor!
vai levá-lo para Uruk muralhada,
lá a planta para cortar e comer.
Deixe seu nome ser chamado
"O homem se torna jovem na velhice!"
Desta planta comerei
e voltarei ao meu estado juvenil."

Um selo cilíndrico sumério, de cerca de 1700 a.C., que ilustrou cenas do conto épico, mostra, à esquerda, um Gilgamesh seminu e desgrenhado lutando contra dois leões; à direita, Gilgamesh mostra a Urshanabi a planta da juventude eterna. Um Deus , no centro, segura uma ferramenta ou arma espiral incomum:

 
Mas o destino, como aconteceu com todos aqueles que nos milênios e séculos seguintes foram em busca da Planta da Juventude, interveio.

Enquanto Gilgamesh e Urshanabi "se preparavam para a noite, Gilgamesh viu um poço cuja água era fria. Ele desceu até lá para se banhar na água".
 
Então a calamidade atingiu: "Uma cobra cheirou a fragrância da planta. Ela veio e carregou a planta. ..."

Gilgamesh se senta e chora. Com suas lágrimas escorrendo pelo rosto ele pegou a mão de Urshanabi, o barqueiro:

"Para quem," (ele perguntou) "minhas mãos trabalharam?
Para quem é gasto o sangue do meu coração?
Para mim, não obtive o benefício;
para uma serpente uma benção eu afetei. ..."

Finalmente, ao consultar Shamash – Deus do Sol, seu padrinho, lhe foi informado que a ele, Gilgamesh, tal qual aos demais homens, ao serem criados, lhes foi permitido pelos deuses provar da árvore do conhecimento, mas provar da árvore da vida não lhes foi permitido – vida eterna não lhes foi permitida.

Gilgamesh deveria, então, aproveitar as belezas e os prazeres da vida terrena, comer bem, tomar bom vinho e boa cerveja, amar sua esposa, seus filhos e seu povo, pois isso foi tudo o que os deuses lhe deram.

Embora, na história, Gilgamesh acabe falhando em ganhar a imortalidade, seus atos vivem através da palavra escrita e, assim, ele, de certa forma, se imortalizou entre nós.

Mesmo não sendo organicamente imortal, o semideus Gilgamesh reinou por 126 anos sobre Uruk e pode ter vivido 300 anos, entre 2800 à 2500 a. C. Seus descendentes tiveram longevidade bem menor.

Gilgamesh é descrito como tendo sido enterrado sob o Eufrates, em uma tumba aparentemente construída quando as águas do antigo rio se separaram, após sua morte.

Segundo o canal Mystery History, do Youtube, o corpo do rei Gilgamesh pode ter sido encontrado enterrado no atual Iraque no ano de 2003:


A epopeia de Gilgamesh é considerada por muitos historiadores como uma lenda. Entretanto, pesquisadores como Zecharia Sitchin, veem muita história nessa mitologia. Para Sitchin, em Crônicas da Terra, o sapiens resultou do aprimoramento genético elaborado pelos deuses Anunnakis a partir dos hominídeos da época. 

É dele essa afirmação:

"Os deuses deram sabedoria ao homem, mas vida eterna não lhe deram."    

Agora, sobre o Projeto de longevidade Gilgamesh divulgado por Andrew Sokar, bem, esse assunto apaixonante será tema de outra postagem. Por favor aguardem.

E você querido leitor, querida leitora: 

Tal qual o Gilgamesh, já se perguntou sobre a brevidade e insignificância da vida? 

Já se indignou por não lhe ser concedida a vida eterna, aqui na Terra mesmo?

Conte-nos nos comentários.

Para conhecer mais sobre o famoso rei da antiga Suméria, você pode consultar os links abaixo:

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