Feliz Páscoa
A Páscoa é uma das principais celebrações religiosas para os cristãos, que comemoram a ressurreição de Jesus Cristo três dias após a sua morte na cruz.
Essa festividade é celebrada em todo o mundo por mais de 2 bilhões de cristãos, de diversas denominações, incluindo católicos, ortodoxos, anglicanos, luteranos, dentre outros.
A origem da Páscoa está relacionada com a cultura pagã de povos antigos, como os sumérios, os celtas e os germânicos, que celebravam a chegada da primavera com festivais em homenagem à deusa da fertilidade e da sexualidade.
A Deusa da Fertilidade e da Sexualidade, como já vimos neste blog Matéria Escura, era a Sumeriana Inanna/Isthar, também conhecida como Vênus e Afrodite nas culturas Romana e Grega. A Deusa da fertilidade também pode ter tido o nome de Ninkasi, esta relacionada à cerveja, ao cultivo de cevada e ao ritual de Akitu, que também marcava o início da primavera suméria.
Durante esses festivais, os devotos realizavam oferendas e sacrifícios para a deusa em troca de sua proteção e bênçãos, além de dança, música e poesia para honrá-la.
Com a chegada do cristianismo, a celebração da ressurreição de Jesus foi incorporada aos festejos da primavera e a imagem do coelho e dos ovos passaram a simbolizar a fertilidade e a renovação da vida.
Coelhos e ovos não foram adotados da mesma cultura, mas ambos têm origens pagãs.
Os ovos eram um símbolo comum de fertilidade e renovação em muitas culturas antigas, como a grega, egípcia e persa. "É possível que em algumas culturas antigas, os ovos fossem vistos como um símbolo de vida e renascimento, assim como muitas espécies de répteis que nascem de ovos. Mas essa relação é mais especulativa do que baseada em evidências sólidas", diz o ChatGPT em abril de 2023.
Já os coelhos eram considerados um símbolo de fertilidade pelos povos pagãos da Europa, por serem animais que se reproduzem rapidamente.
No contexto astronômico, a Páscoa é associada com o equinócio de primavera no hemisfério norte e o equinócio de outono no hemisfério sul, que ocorrem em março ou abril, dependendo do ano. Esses equinócios marcam o início da nova estação e representam renovação e esperança. São momentos específicos do ano em que o Sol está exatamente acima do equador terrestre.
Durante esses equinócios, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração em todo o planeta, cerca de 12 horas cada, e a partir desses momentos, a duração dos dias começa a aumentar no hemisfério norte e a diminuir no hemisfério sul.
Curiosamente as antigas civilizações, de cujas culturas importamos esta da celebração da Páscoa, já possuíam conhecimentos astronômicos avançados, eis que sabiam identificar os equinócios.
De origem pagã, a Páscoa é uma festividade cristã muito importante e é celebrada de diferentes formas em todo o mundo, como por exemplo:
- O festival Hindu Holi é um dos mais conhecidos e é celebrado na Índia e em outros países com comunidades hindus. Durante o Holi, as pessoas jogam tintas coloridas umas nas outras e comemoram a união e a alegria.
- O Noruz, dos Persas, é um dos festivais mais antigos do mundo e é um momento de celebração do renascimento e da renovação da natureza, bem como da esperança e do futuro.
A origem pagã é aquela que não tem origem no cristianismo ou em qualquer outra religião abraâmica (judaísmo, cristianismo e islamismo). O termo "paganismo" geralmente se refere às religiões politeístas ou não-monoteístas que existiam antes da cristianização ou islamização de muitos povos no mundo ocidental e oriental.
Enfim, a Páscoa é uma festividade cristã muito importante que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, mas que tem raízes em festivais pagãos antigos que comemoravam a chegada da primavera.
Querida amiga, querido amigo,
você já sabia o quão linda são as origens, as referências
e as celebrações da chegada da primavera, no hemisfério norte?
Deixe aí seus comentários e
FELIZ PÁSCOA!
👏👏👏
ResponderExcluir🙏🙏🙏
ExcluirQue a pascoa traga a luz para todos.
ResponderExcluirAmém 🙏
ExcluirGrato Oilson!
ExcluirOilson,
ResponderExcluirParabéns pelo artigo, que deves ter estudado um poucadinho para escrever. Assim agradecido com a dedicação.
Forte Abraço
Valeu Tair, obrigado amigo. Sim pessoal sempre quer saber o que ovos tem a ver com coelhos e estes com Jesus Cristo...
ExcluirDesculpa, seu colega Tair Duarte da Silva
ResponderExcluirValeu Tair, obrigado amigo. Sim, pessoal sempre quer saber o que ovos tem a ver com coelhos e estes com Jesus Cristo...
ExcluirExtenso e profundo assim como a simbologia da Páscoa. Parabéns, chefia e Feliz Páscoa!
ResponderExcluirBeleza, gratidão pelo reconhecimento.
Excluir